Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

quarta-feira, 17 de abril de 2013

HISTÓRICO DA PARÓQUIA DO ANIL


­ HISTÓRICO DA PARÓQUIA DO ANIL

 

“ Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiros que anuncia a paz, que proclama a boa nova e anuncia a salvação”. Assim exclama cheio de entusiasmo e admiração o profeta Isaías e com ele todo homem que com coração puro sabe ver a ação salvadora de Deus prolongando-se na história.

Com o mesmo entusiasmo exultando no Espirito, podemos igualmente e de verdade prorromper em gritos de júbilo e proclamar: “Bendita e afortunada a terra por onde o evangelizador transitou, irradiando amor e semeando paz”.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição do Anil – São Luís – MA, era no começo do século XX pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Luz de Paço do Lumiar – MA. Os vigários desta freguesia convidavam os Frades Capuchinhos do Convento do Carmo para ajuda-los nas desobrigas no interior da Ilha. Assim o Cônego João dos Santos, Pároco de Paço do Lumiar, encontrou em Frei Alfredo, Frei Querubim, Frei Lucas, Frei Lourenço de Alcântara e outros; generosos cooperadores.

Em 23 de julho de 1907 Frei Estevão de Sexto benzeu o Cruzeiro em frente à Igreja, que estava sendo construída no Anil, dedicada à Imaculada Conceição, a mesma foi benta solenemente em 3 de maio de 1908 por Dom Francisco de Paula e Silva Arcebispo de São Luís – MA.

O primeiro Frade Capuchinho a residir no Anil foi Frei Daniel de Samarate que chegou no dia 31 de março de 1913 e permaneceu até o dia 11 de novembro do mesmo ano (aproximadamente oito meses de permanência). O mesmo não pode dar continuidade à missão devido a um acidente que o deixou com a saúde bem fragilizada seguida de cruel doença que o obrigou a retirar-se definitivamente deste ministério.

A Missão Capuchinha instalou-se nesta comunidade paroquial com a chegada de Frei Daniel de Samarate e das Irmãs Terceiras Capuchinhas “Irmã Ignês Maria de Santa Quitéria, como Superiora e Mestra das Noviças, Irmã Coleta Maria de Quixadá como vigária, cinco noviças e duas postulantes”. Em 11 de maio de 1913 inauguraram o Educandário Santa Cruz com Escola Primária e anexo noviciado.

Dom Francisco de Paula e Silva, acompanhado de Padres e Clérigos do Seminário Santo Antonio a convite dos Frades e Irmãs, celebrou pela primeira vez no Anil Missa Pontifical de Pentecostes, depois da qual, acompanhado do Governador do Estado, do Intendente de São Luís, do Chefe da Polícia, do Secretário da Instrução Pública e das principais famílias de alta sociedade maranhense, benzeu solenemente e inaugurou oficialmente a Igreja e a nova casa das Irmãs Terceiras Capuchinhas para servir de noviciado e para regerem aula gratuita para as crianças da localidade prometendo os melhores resultados.

A concorrência do povo para assistir à cerimônia foi enorme, notando-se no rosto de todos a alegria sincera e a satisfação que provavam por presenciar semelhante ato. A partir desta data começou a serem celebradas as funções litúrgicas diariamente na Igreja do Anil.

Em 29 de abril de 1942 a Igreja do Anil recebe o titulo de Paróquia pelo Arcebispo Metropolitano Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos, a partir daí podendo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil administrar grande parte da comunidade em todo o interior da Ilha, tendo como vigário Frei Hilário Maria de Verona O.F.M. cap. – (Ordens dos Frades Menores Capuchinhos).

Em 1947 assume a paróquia como pároco Frei Hermenegildo Maria de Azzano S. Paolo permanecendo como pastor do povo anilense por aproximadamente 15 anos. No mesmo ano em que assumiu a paróquia, no dia 06 de agosto desaba grande parte da Igreja construída pelos primeiros frades.

Frei Hermenegildo anima os paroquianos para a construção da nova matriz que foi inaugurada em 14 de outubro de 1948 com a Transladação da Imagem da Padroeira do convento das Irmãs capuchinhas para a nova matriz, seguida da celebração solene da Santa Missa, com a bênção da Nova Igreja pela Arcebispo Metropolitano Dom Adalberto de Aciolli Sobral e pelos Freis Hermenegildo e Frei Cesário O.F.M. cap. Até os dias atuais a imponente Construção Arquitetônica enriquecida com esbelta torre campanária permanece entronizada no coração do Anil com as cores originais, azul e branco relacionando – se com a espiritualidade mariana e conduzindo os fies à oração.

No decorrer de aproximadamente dez décadas, a Paróquia do Anil iluminada pela ação do Espirito Santo, guiada pelo olhar maternal de Maria “Nossa Senhora da Conceição” e do “Seráfico Pai São Francisco de Assis” permanece pastoreada pelos zelosos e abnegados Frades Capuchinhos contando com precioso auxilio de nove congregações religiosas presentes na Paróquia, são elas:

 

Irmãs Missionárias Capuchinhas do Brasil (PIONEIRAS);

Irmãs Missionárias Franciscanas de Jesus Crucificado;

Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral;

Irmãs Franciscanas de Adoração Perpétua;

Irmãs da Caridade de Montreal;

Irmãs Imaculadas Conceição de Nossa Senhora de Lourdes (LOURDINAS);

Irmãs da Assunção da Santa Virgem;

Irmãs Carmelitas.

Irmãs de São José

Esses missionários e missionárias por aqui se doam, evangelizando os fiéis paroquianos e a serem dóceis ao Espirito Santo e disponíveis ao serviço da fé, da esperança e da caridade.

A comunidade Paroquial do Anil na atualidade é constituída por 16 comunidades distribuídas em4 setores paroquiais, dispondo também de grupos pastorais e movimentos procurando atender as necessidades espirituais e sociais do povo de Deus.

Segue abaixo como é composto cada Setor, Grupo, Movimentos e Pastorais:

SETOR SÃO MATEUS
Nossa Senhora da Conceição
Matriz Anil
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SETOR SÃO MARCOS
São Pedro
Planalto
Nossa Senhora Assunção
Aurora
 
 
São Lucas
Nova Aurora
Nossa Senhora de Fátima
Isabel Cafeteira II
Nossa Senhora dos Anjos
São Sebastião
Isabel Cafeteira I
Cruzeiro do Anil
SETOR SÃO LUCAS
Nossa Senhora da Consolação
Santa Cruz
Nossa Senhora Aparecida
Radional
São José Operário
Vera Cruz
Bom Jesus
Divinéia
SETOR SÃO JOÃO
Nossa Senhora do Rosário
João de Deus
Nossa Senhora da Conceição
Vila Conceição
Santo Antonio
Santo Antonio
São João Bosco
Pirapora
Santa Terezinha
São Francisco de Assis
 
Cutim/Anil
Residencial João Alberto

 

 

GRUPOS/MOVIMENTOS E PASTORAIS

 

Legião de Maria
Congregação Mariana
Vicentinos
Antonianos
Ordem Franciscana Secular
Apostolado da Oração
Renovação Carismática
JUFRA/MINI – JUFRA/MICRO-JUFRA
JUAMUM
MEJ
CATEQUESE

 

Continuação de: GRUPOS/MOVIMENTOS E PASTORAIS

 

Ministros Extraordinários da Eucaristia
Movimento “O Caminho Neo-Catecumenal”
ECC
EJC
Pastoral da Juventude
Pastoral da Família
Pastoral do Batismo
Pastoral do Dízimo
Pastoral da Criança
Serviço de Animação Vocacional
Liturgia/Ministérios de Música
Apostolado da Mãe Peregrina
Infância Missionária
Movimento Popular

 

A presença da Missão Capuchinha na Paróquia do Anil há aproximadamente cem anos têm sido uma bênção de Deus e os seus frutos aparecem abundantes e diversificados. O florescimento de vocações locais, o exemplar desempenho pastoral nas comunidades e o surgimento de eloquentes exemplos de santidade no seio dessa família religiosa encontram abrigo no coração de todos os paroquianos, ergamos nossa voz e agradeçamos ao Deus da vida e Senhor da historia por tão grande dádiva.

 

“Bendita e afortunada a terra por onde o evangelizador transitou, irradiando amor e semeando paz!”.

 

AS PRINCIPAIS REFORMAS DA IGREJA MATRIZ

 

Como apresenta o histórico da Paróquia, os nossos Frades Menores Capuchinhos sempre trabalharam sem nunca medirem esforços para o anúncio da boa nova da salvação, através da Celebração do Sacrifício Eucarístico; das Orientações Espirituais; a Administração dos Sacramentos e das Obras Sociais que favorecem todo o povo de Deus.

Com esse total espírito de doação, com trabalhos e sacrifícios, juntamente com a comunidade os Frades procuram dar melhores aparências às estruturas físicas do Templo e das dependências paroquiais exortando os paroquianos ao cuidado que os mesmos devem ter para com o espaço físico utilizado. Daí surge os mutirões e as campanhas para reforma e manutenção.

A primeira grande reforma aconteceu em 1978, enquanto Frei Gil encontrava-se hospitalizado na Itália. Frei Pascoal Rota tomou a frente das atividades paroquiais dando prosseguimento às obras da reforma e restauração na Matriz.

Neste mesmo ano na ocasião da Festa da Padroeira em 08 de dezembro foi inaugurado o Nicho do Altar-mor pintado (Primeiro trabalho artístico Maranhense realizado por Frei DamasoBianchi). No final da procissão houve missa campal no pátio da Igreja. Depois da Santa Missa o carro elevador da CEMAR – Centrais Elétricas do Maranhão levantou entre o entusiasmo e suspense de todos, cantando e rezando a imagem de Nossa Senhora até o nicho acima da fachada que foi renovado para acolhê-la.

Em janeiro de 1979 após o falecimento do Pároco Frei Gilna Itália, toma posse um novo Pároco Frei Joãode Deus Garagiola que não mediu esforços para dar continuidade aostrabalhos da reforma da igreja. Após quatro meses de trabalho, chega o tão desejado dia 08 de dezembro, dia em que o Templo é entregue totalmente restaurado para o povo de Deus.

Na solenidade da Padroeira foi bento e consagrado solenemente o novo presbitério todo revestido em mármore pelo então Arcebispo Metropolitano Dom João José da Motta e Albuquerque. Foi inaugurado tambémo forro de madeira pintado de verniz, tornando a igreja cada vez mais bela.

Após 7 anos, outra reforma foi realizada por Frei Defendente Rivadossi em 1986, o mesmo incentiva a comunidade paroquial para total recuperação do telhado. Depois do retelhamento total da igreja surgiu outra campanha, desta vez para a pintura interna e externa e renovação das instalações elétricas e ventiladores. Esta aconteceu entre os meses de julho á novembro de 1988.

Passados 10 anos em 1998 com a chegada do Frei Raimundo Nonato Pestana Gomes de Souza Junior (Frei Pestana) para assumir a Paróquia. Este na qualidade de filho da mesma realiza no seu mandato vários eventos com a finalidade de dar um aspecto melhor à igreja tão estimada por todos.

Entre os anos de 1999 a 2000, foi modificado o piso antes (mosaico) hoje (granito) e os bancos. No final do mandato realiza a restauração total da fachada da igreja incluindo, revestimento novo no calçamento do estacionamento, balaústre revestido em granito cercando todo o pátio, rampa para deficientes, pintura e iluminação total da fachada. Também incentivou a campanha de aquisição dos vitrais para adornar mais o templo obtendo êxito com a execução da obra. Os mesmos trazem imagens ilustrando os mistérios do Santo Rosário.

Em 16 de março de 2006 toma posse como pároco do Anil um novo Frade Capuchinho jovem cheio de dinamismo e ardor missionário: Frei Gilson Mariano de Oliveira MarquesOFMcap, natural de São José de Ribamar – MA trazendo consigo o mesmo espírito de dedicação e zelo dos seus antecessores. E com apenas quatro meses de residência, já exorta os paroquianos para em multidão trabalharem para dar continuidade às obras de reforma e manutenção da Paróquia.

Aos 30 de janeiro de 2012, assume a Paróquia o frei José de Arimatéia da Luz Araújo, natural de Igarapé-Grande-MA. Está vindo da Paróquia São Francisco de Assis localizada na Diocese de Imperatriz em Açailândia-MA. Juntamente com o novo pároco estão os vigários paroquiais: frei Gilson Baldez, vindo da Paróquia da Santíssima Conceição do Araguaia localizada em Conceição do Araguaia-PA e frei Raimundo Nonato vindo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Peixe Boi-PA.

Que Deus os abençoe nesta caminhada e Maria Imaculada os proteja juntamente com o povo de Deus desta amada Paróquia.

 

“Deus seja Louvado!”.

 

Fonte de Pesquisa: Livro de Tombo da Paróquia do Anil. São Luís - MA

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário