Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

quarta-feira, 1 de maio de 2013

JUBILEU DE PRATA SACERDOTAL DE FREI JOSÉ ANTONIO MACAPUNA - IGREJA DO CARMO




Caro frei Macapuna, em nome de nossa turma frei Nilton, frei Luís Leitão e frei Arimatéia, queremos manifestar-lhe nossa alegria e apreço pelos 25 anos de vida sacerdotal a serviço da Igreja e do povo de Deus.
Neste dia de júbilo, louvamos a Deus pela sua contribuição em nossa formação humana e religiosa, tanto em Capanema-Pa, no aspirantado, de 1988, quando você ainda estava cheirando o óleo da consagração presbiteral, a 1989; quanto em Belém do Pará, no estudantado de Teologia, de 1995 a 1997.    
     25 anos já se passaram, desde que você foi ordenado sacerdote, e nós ainda hoje sentimos em você aquele entusiasmo do neo-sacerdote que nos introduzia na experiência da vida religiosa capuchinha nos animando para a vivência dos valores inerentes ao nosso estilo de vida, como a oração pessoal, a disciplina, a fraternidade, o estudo, a radicalidade, a simplicidade e a pobreza evangélica.

         Frei Macapuna foi sempre um sacerdote muito zeloso para com a liturgia, a oração pessoal, direção espiritual, pregação de retiros, preparação de suas homilias, enfim, eu diria que ele pode ser definido como o “homem da Palavra” e filho autêntico de São Francisco de Assis.

         Que o Senhor que o chamou há 25 anos para o ministério sacerdotal, consagrando suas mãos para abençoar, para perdoar e para consagrar, continue derramando muitas graças copiosas em sua vida, a fim de que possa perseverar no exercício deste ministério para a sua santificação e a do povo que lhe foi confiado.

         Que Maria santíssima, a Mãe do sacerdote por excelência, o acompanhe durante este dia festivo e por toda a vida. Parabéns, frei Macapuna! “Você é sacerdote para sempre”.



 
FREI JOSÉ NILTON PARABENIZA FREI MACAPUNA
 




Gostaria neste dia de externar os meus sentimentos de alegria e gratidão ao nosso querido frei Macapuna neste dia que se celebra as suas bodas de prata sacerdotal. Este é, sem dúvida, um dia de grande festa para toda a nossa circunscrição e senti muito por não poder me fazer presente nesta celebração, afinal nossa turma foi a primeira que o nosso homenageado acompanhou no seminário menor de Capanema, logo após a sua ordenação em 1988. Ainda lembro a nossa primeira reunião com o nosso novo diretor que iniciou a sua fala dizendo que era um servo servorum Dei. Que tinha vindo, sobretudo, para servir à Ordem e à Província no serviço da formação. Como aprendemos com esse nosso irmão que sempre foi "FIRME SEM JAMAIS PERDER A TERNURA".
A nossa turma sempre nutriu uma grande admiração e estima pelo nosso Frei Macapuna seja por conta dessa primeira etapa de nossa formação quanto pela ùltima etapa (teologia) quando o tivemos, novamente, como guardião e formador. Nunca tivemos problemas de relacionamento com o mesmo, muito pelo contrário: ao mesmo tempo que tínhamos grande respeito e admiração pela sua postura séria o tratávamos carinhosamente de "MORENO". Por todas estas belas experiências gostaria de dizer em MEU nome e da nossa turma MUITO OBRIGADO querido frei Macapuna e que Deus te recompense por aquilo que você é, e por aquilo que você fez e continua fazendo pela nossa Província e nossa Ordem. Parabéns. Frei Nilton Leandro



FREI SÍLVIO ALMEIDA - PARABENIZA FREI MACAPUNA PELOS 25 ANOS DE PADRE

Caríssimos frei Macapuna

Paz e Bem!

O sacerdócio é um dom diante do qual a atitude mais sensata seria o silêncio da admiração. É um mistério tão grande que a nossa simples razão humana não é capaz de entender na totalidade. Por isso nos resta aquela atitude própria do nosso seráfico pai Francisco quando diz que, se encontrasse um anjo e um sacerdote, beijaria primeiro as mãos do sacerdote e pediria a sua benção.

Mesmo sendo consciente da nossa impossibilidade de definir o que é o sacerdócio, podemos, todavia, tentar de compreendê-lo de um determinando ponto de vista, por exemplo, na perspectiva do serviço. De fato o sacerdócio é um serviço de Deus ao mundo. Não se trata de um serviço do sacerdote, mas de Deus. É Deus quem escolhe, elege, chama e envia. O serviço do sacerdote estar exatamente no se deixar conduzir por Deus reconduzindo a humanidade a Ele. É esse o movimento no qual se configura o ministério sacerdotal. Levar Deus em todas as partes e reconduzir a Ele todas as pessoas.   

Nesse movimento entre Deus e o mundo e vice-versa, uma coisa se faz necessária: o testemunho. Testemunhar significa exatamente contar o que nós vimos, nem de mais e nem de menos! Mas somente aquele que viu e sentiu Deus na própria vida pode testemunhar e seu testemunho é verdadeiro e autêntico. Desse modo o encontro com Deus que cada dia o sacerdote vida de maneira muito particular na eucaristia deve ser a fonte, não somente da sua espiritualidade, mas também do seu apostolado e de toda a sua vida. Assim aprendemos que os frutos não são nossos, mas de Deus, que somos somente instrumentos da multiforme graça de Deus.

Penso que nesses 25 anos de existência sacerdotal o senhor não fez outra coisa que isso, procurar testemunhar com a vida que Cristo é presente no meio de nós e que sua presença se faz concreta, de modo muito especial, através da vida do sacerdote que mediante a celebração sacramental e o ensinamento da palavra proporciona o encontro entre o humano e o divino.

Celebrar 25 de vida sacerdotal é uma graça que somente quem celebra pode experimentar. É poder se apresentar diante de Deus, como na primeira vez quando se é ordenado, não mais para iniciar um caminho, mas para renovar as promessas de fidelidade radical até a morte. É essa a alegria de quem celebra, mas é essa a alegria de quem fez parte dessa longa história, sobretudo de quem é fruto dela.

Hoje agradeço a Deus pela oportunidade que tive de experimentar, e em parte ser fruto, essa história de entrega e dedicação a Deus. Quando no ano de 1990 eu entrava pela porta do seminário menor de Capanema, era o senhor que me acolhia e me ajudava a dar os primeiros passos nessa longa estrada. Agradeço a Deus pelo seu ministério, pela sua existência, pela sua capacidade de levar Deus ao mundo e reconduzir o mundo a Ele. Que o Senhor Deus seja sempre a sua força e a única razão do seu ministério, hoje e sempre!

Um grande abraço,

 

Fr. Silvio de Almeida

Roma, memória de são José, 01.05.2013.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário