Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PENTECOSTES 2013




O próximo Domingo de Pentecostes começa... no Sábado... com uma grande Vigília na Praça de São Pedro
http://pt.radiovaticana.va/global_images/x.gif
http://pt.radiovaticana.va/global_images/x.gif
No sábado, 18 de Maio, no contexto do Ano da Fé, às seis horas da tarde, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco presidirá à Vigília de Pentecostes dedicada a todos os movimentos, com a peregrinação ao Túmulo de Pedro e a invocação ao Espírito Santo. Com efeito, de 18 a 19 de Maio, em Roma, as Células Paroquiais de Evangelização irão em peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro, sob o tema "Eu creio, mas, aumenta a nossa fé". Conforme um comunicado da Acção Católica, trata-se de uma iniciativa no âmbito do Ano da Fé e por uma proposta pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. No Domingo 19 de Maio às 10h00, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco presidirá a Missa com os Movimentos Eclesiais na solenidade de Pentecostes. No final da solene cerimónia, o Bispo de Roma rezará com os fiéis a antífona mariana do Regina Coeli.

Durante os próximos dias muitas são as actividades na Santa Sé e um pouco por todo o mundo católico. Destacamos aqui alguns desses eventos:

- De 15 a 16 de Maio, o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, realizará uma visita à cidade italiana de Milão, à qual foi convidado pelo seu Arcebispo, o cardeal Angelo Scola. Esta histórica visita representará o momento central das iniciativas da Diocese Ambrosiana para comemorar os 1700 anos do Edito de Milão, e o início da liberdade religiosa no Ocidente. A este respeito, deve-se notar que esta visita tinha sido inicialmente agendada para os dias 20 e 21 do passado mês de Março. Mas teve de ser adiada na sequência da demissão do ministério petrino de Bento XVI e da convocação do Conclave.

- Na quinta-feira 16 de Maio, no Salão Sistino da Biblioteca Vaticana, será apresentado o volume "A Biblioteca Vaticana entre Reforma Católica, aumento colecções e novo edifício (1535-1590)", de Massimo Ceresa.

- De 16 a 20 de Maio celebra-se na Alemanha a 99ª edição do Katholikentag, ou seja, o encontro anual dos católicos alemães.

- Na sexta-feira, 17 de Maio, no Braço de Carlo Magno, na Praça de São Pedro, será inaugurada a exposição intitulada "Argentina – o gaúcho, tradição, arte e fé". Pela primeira vez na Cidade do Vaticano e na Itália será apresentado o grande património artístico que caracterizou e caracteriza a história e as tradições do povo argentino.

- Nesse mesmo dia (17), também às seis da tarde, na Espanha, na Catedral de Santiago de Compostela, o Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, conferirá a ordenação episcopal a Dom José Rodríguez Carballo, OFM, Arcebispo titular de Belcastro, novo Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

- De 18 a 19 de Maio em Bogotá, na Colômbia, celebrar-se-á o Fórum Ecuménico para a Paz neste País, organizado pela Conferência Episcopal da Colômbia. Trata-se de um evento que contará com a participação de cerca de 500 pessoas, e com o qual se dará início à Semana de oração pela unidade dos cristãos no País, de 19 a 26 de Maio. O objectivo do evento é enviar uma mensagem forte ao Governo nacional, mas também aos guerrilheiros das FARC e outros grupos activos, fazendo-lhes chegar o desejo de paz que anima a todo o povo colombiano.

- De 18 a 23 de Maio o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade entre os Cristãos realizará uma visita a Riga, na Letónia.

- Na segunda-feira 20 de Maio, os Bispos italianos da Região da Sicília realizarão a sua visita ad Limina Apostolorum.

- Nesse mesmo dia (20), o Conselho Pontifício para a Cultura celebrará o seu 31° aniversário de existência, por ter sido instituído em 20 de Maio de 1982 pelo Beato Papa João Paulo II, a fim de "promover as relações entre a Santa Sé e o mundo da cultura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário